fbpx

Como tratar varizes em tempos de coronavírus?

Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

O coronavírus mudou a rotina das pessoas de todo o mundo. Neste momento, é importante que sigamos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também do Ministério da Saúde, mas não deixemos de cuidar da nossa saúde como um todo.

Mesmo seguindo a rotina de trabalho, estudos e atividades físicas de casa, é fundamental que a manutenção da saúde não seja negligenciada. Precisamos nos proteger ao máximo da Covid-19, mas também é necessário prestar atenção aos sinais do corpo e analisar se algo precisa de atenção.

Se falando no tratamento das varizes, é primordial procurar um especialista no momento em que se percebe o quadro. Isso permite que a intervenção seja feita logo no início e a recuperação seja ainda mais rápida e eficiente.

No atual momento, é necessário fazer uso do bom senso, tranquilidade, ouvir seu corpo e priorizar seus cuidados com muita sabedoria. Hospitais e clínicas estão tomando todos os cuidados para atender os pacientes com segurança. Dessa forma, se você precisa de tratamento, não deixe de agendar uma consulta.

Neste post, vamos te mostrar quais cuidados as clínicas estão tomando para atender os pacientes e porque pode ser um bom momento para você tratar suas varizes. Acompanhe!

 

Quais cuidados as clínicas estão tomando para atender pacientes?

 

Este pode ser um momento oportuno para quem tem varizes iniciar um tratamento. Isso porque se pode aproveitar a quarentena para fazer repouso e se recuperar.

As clínicas estão sendo orientadas a tomar todos os cuidados para os atendimentos, de acordo com as normas da OMS, Ministério da Saúde e decretos municipais.

Nas consultas presenciais, a Clínica Albernaz tem criado uma rotina de atendimentos exclusivos, com agendamento prévio. Assim, poucos pacientes permanecem no local ao mesmo tempo.

Além disso, com quatro salas de atendimento disponíveis, os pacientes ficam aguardando a consulta nelas, ao invés da recepção, se necessário. Outro cuidado é tomado por uma equipe especializada, que mantém todos os espaços devidamente higienizados e ventilados. Ainda mais, os atendimentos são feitos com uso de máscaras e álcool gel.

O paciente ainda pode optar pela teleconsulta, caso não deseje ir pessoalmente ao consultório. A consulta é agendada com o especialista e o atendimento é feito online, com a definição de cada passo do tratamento.

 

Quais tratamentos para varizes as clínicas oferecem neste período?

 

Os especialistas seguem oferecendo os mesmos tratamentos para as varizes durante a Covid-19. Nas clínicas particulares, muitos profissionais já oferecem intervenções feitas via laser. Dessa, forma, não é necessário ir a um hospital para fazer o tratamento. A dica é consultar em sua cidade, quais clínicas oferecem esse tipo de intervenção e se você pode ser tratado por ela.

Luiz Albernaz, comenta que sua clínica tem recebido vários pacientes neste período. “Percebemos que com a pandemia, as pessoas estão mais inclinadas a fazer o tratamento das suas varizes, ao contrário do que imaginávamos. Sabemos que existe a insegurança dos pacientes em ir ao hospital e por isso indicamos que busquem uma clínica privada que esteja preparada para realizar todas as etapas do tratamento das varizes. Preferencialmente, com o laser endovenoso se for necessário, e que disponha de ultrassom para auxiliar no tratamento”, relata.

Muito antes do Coronavírus, as pessoas já estavam optando por clínicas com ablação a laser. Esse movimento é chamado pelos médicos de desospitalização e tem facilitado muito suas rotinas, pois têm mais tranquilidade e segurança para realizar os procedimentos.

 

Como funciona o tratamento a laser para varizes?

O surgimento de cirurgias para varizes menos invasivas se deu na década de 1990. O pioneiro na cirurgia vascular via laser foi Carlos Boné Salat, em 1998. O médico espanhol pensou nesta forma de tratamento, enquanto fazia cirurgias convencionais para as varizes, chamada de fleboextração.

Essa forma de tratamento foi muito estudada por experts em todo o mundo, e o laser foi considerado superior à cirurgia em 2012, pelos especialistas que escreveram as diretrizes na Europa e Estados Unidos.

Desde então, foi difundida pela comunidade médica e diversas clínicas no mundo adotaram o laser para intervenções contra as varizes.

Existem várias técnicas de tratamento a laser. Uma delas é o laser endovenoso, onde um fio passa por dentro da veia afetada e o laser cauteriza, sem a necessidade de cortes e sob anestesia local. Dessa forma, o procedimento usado antigamente, onde se arrancava a veia não é mais tão difundido. Isso porque, deixa muitos hematomas na região e a recuperação é mais longa.

Outro procedimento conhecido é o CLaCS (Crio Laser e Crioescleroterapia), que consiste em duas técnicas: ação do laser e crioescleroterapia, que traz resultados muito eficientes. As varizes tratadas nesta técnica são as pequenas, com menos de dois milímetros. São aquelas vermelhas ou roxas, como aranhas vasculares, que incomodam muito esteticamente.

Como é a intervenção via CLaCS?

O CLaCS é a sigla para Cryo-laser and Cryo-Sclerotherapy (ou Crio Laser e Crioescleroterapia, em português).

A intervenção para tratar as varizes com essa técnica, é feita da seguinte forma:

Cryo: ar frio é soprado sobre a pele a 20ºC ou 30ºC graus negativos, para tirar a sensibilidade da pele ao tratamento;

Laser: o laser transdérmico é utilizado através da pele, para tratar as raízes das veinhas da pele;

Cryo: ar frio servindo à escleroterapia;

Sclerotherapy: é aplicada uma injeção de esclerosantes, para secar as veias que restaram.

Em algumas clínicas particulares do país, especialistas têm usado um equipamento chamado Veinviewer, que filma as veias que estão alimentando os vasinhos superficiais e projetam sobre a pele a sua imagem. Dessa forma, é possível visualizar e tratar as “raízes” das varizes inestéticas, aumentando a eficiência e melhorando os resultados.

Com ele, é possível visualizar os vasos que são tão superficiais que o ultrassom não consegue identificar, mas suficientemente profundos de forma que os olhos não conseguem ver.

O equipamento emite uma luz verde, que permite visualizar todos os vasos e garante um tratamento mais eficaz. Com o uso, é possível ter uma visualização em tempo real das varizes, diminuição das punções, risco de aplicações mal sucedidas e redução das cirurgias.

Confira no vídeo, o uso de realidade aumentada em tratamentos de varizes.

A varize é uma doença sútil e assintomática. Elas se acumulam aos poucos e podem causar diversos desconfortos, como: inchaço, sensação de peso nas pernas, cansaço ao final do dia, entre outros.

Como vimos, mesmo durante a pandemia, é primordial dar maior atenção à sua saúde. E, este pode ser o momento ideal para você tratar suas varizes. Se tem sentido desconforto nas pernas e notado vasos avermelhados na pele, consulte um especialista e confira como você pode se cuidar com toda a segurança.

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.