fbpx

Varizes: devo tratar durante a pandemia?

Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

No momento em que vivemos, manter os cuidados para se proteger do coronavírus é essencial. Mas, não podemos deixar de cuidar da nossa saúde também.

Quando se fala em varizes, é importante que fiquemos de olho nas pernas e atento aos sintomas. Segundo a comunidade médica, eles começam a aparecer a partir dos 30 anos. Muitas vezes, ela se manifesta por meio de manchas verdes ou roxas, que se expandem aos poucos. Também, podem ser microvarizes, que incomodam muito esteticamente.

De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a doença começa muito antes dos sintomas. Por isso, é primordial procurar um profissionalo mais cedo possível.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como tratar as varizes, com toda a segurança durante a pandemia. Acompanhe!

Como clínicas têm realizado os tratamentos durante a pandemia?

Os tratamentos durante a pandemia seguem a mesma rotina. Nas clínicas particulares, o que muda são cuidados maiores no atendimento, com uso de máscaras, álcool gel, maior privacidade e exclusividade aos pacientes. Em alguns casos, é possível agendar o atendimento exclusivo de toda a clínica para apenas um paciente.

Os especialistas orientam que os pacientes não deixem de fazer seu tratamento. Principalmente, se passaram a sentir os sintomas, como: cansaço e queimação nas pernas. Afinal, quanto antes se começar o tratamento, mais rápida é a recuperação e ainda se evita riscos de cirurgias mais complexas e outros problemas de saúde ligados às varizes.

Além disso, é preferível tratar as varizes durante o inverno, para se ter uma recuperação mais tranquila. Além disso, poder aproveitar ainda mais o verão, com roupas confortáveis da estação, como calções, saias, vestidos e biquinis.

Quem precisa ficar atento às varizes?

Existem pessoas que são mais propensas a ter varizes que outras. Segundo um estudo da SBACV, 38% dos adultos convivem com ela. Ao mesmo tempo, 45% das mulheres apresentam a condição, desde o grau um (que são microvarizes), até o grau seis, que são vasos grandes com úlcera.

As causas mais comuns das varizes são:

Genética: se em sua família há pessoas, principalmente de primeiro grau, que possuem varizes, há a chance de você desenvolver também.

Hormonal: o uso de remédios relacionados ao sistema hormonal podem alterar a integridade dos vasos sanguíneos.

Obesidade: o peso extra sobrecarrega e pressiona os vasos que transportam o sangue pelas pernas.

Gestação: com o crescimento do bebê no útero, o mesmo aperta as veias da pelve, e isso afeta diretamente os membros inferiores.

Sexo: as mulheres sofrem mais que os homens em relação às varizes, devido aos hormônios.

Sedentarismo: este estimula o ganho de peso, fazendo com que os músculos da perna não consigam trabalhar corretamente. O ideal para prevenir as varizes é caminhar 30 minutos por dia. Em tempos de quarentena, procure se exercitar em casa.

Por que o diagnóstico precoce é importante?

Assim como demais problemas de saúde, quanto mais cedo se começar a tratar, há mais chances de cura e uma recuperação rápida.

Especialistas da SBACV dizem que independente da doença das varizes serem um problema estético ou não, o tratamento precoce deve iniciar o quanto antes. Isso porque, ela pode levar a quadros de complicação e estes podem impedir uma vida saudável das pessoas.

Os sintomas principais em que se deve ficar atento são: sensação de cansaço nas pernas, formação de edema, onde o sangue não consegue retornar e eczemas, que são uma das complicações, onde a pele fica vermelha, coçando e escamosa.

Com o diagnóstico precoce, é possível em alguns casos evitar cirurgias ou mesmo outros tipos de tratamento. Em contato com seu médico, na consulta e exames, o especialista pode indicar a prática de exercícios físicos, redução de peso e até uso de meias de compressão.

Mas, cada caso é um caso e é sempre importante consultar um médico para analisar as melhores opções para a situação de suas varizes.

Quando devo fazer uma intervenção ou cirurgia?

Após a consulta médica, também pode ser indicado a realização de alguns exames para ter a certeza do melhor tratamento para seu caso.

Muitas vezes, o procedimentos não precisa ser feito em um hospital. São várias as clínicas particulares que podem fazer diversos tipos de procedimentos para o cuidado com as varizes.

Estes, são feitos com exclusividade, trazem bons resultados e ainda tem uma recuperação muito mais rápida.

Um dos tratamentos mais comuns feitos nas clínicas, principalmente relacionados a estética e autoestima, é o CLaCS (Crio Laser e Crioescleroterapia, em português). Nele, um jato de ar frio (-20ºC) é aplicado sobre a pele, enquanto um laser transdérmico emite pulsos de luz, que atravessam a pele sem queimar. Isso permite que a veia se feche.

Outros tratamentos que não precisam ser feitos em hospitais, mas em clínicas particulares são:

Tratamento de safenas: a safena é uma veia grande, que vai da virilha até o joelho, onde se divide na safena magna e parva, que continuam até os pés. Para o tratamento dela, existe um procedimento chamado de termoablação, que é um procedimento alternativo da cirurgia. Ele é ambulatorial, podendo ser realizado sob anestesia local. No tratamento de ablação com laser, a veia não é arrancada e sim fechada, diminuindo a necessidade de cortes e abreviando o tempo de recuperação que acontece com menos dor, hematomas e inchaço no pós-operatório.

Tratamento cirúrgico de varizes: muitas vezes este tipo de tratamento é a primeira indicação, já que pode ser feito em vários tipos de veias, com calibres diferentes. Nela, são retiradas as veias doentes e que não afetam a circulação. Porém, já existem diversos tipos de intervenções distintas e a cirurgia em muitos casos pode ser evitada.

Como vimos no artigo, mesmo vivendo uma quarentena e cuidados contra o Covid-19, é preciso que continuemos atentos à nossa saúde.

Em relação às varizes, quanto antes notar os sintomas e vasos na pele, procure uma clínica especializada. Todos os cuidados estão redobrados nos atendimentos, assim como eles se tornaram cada vez mais exclusivos. Dessa forma, você pode continuar a cuidar de sua saúde e autoestima, para aproveitar da melhor forma o verão que está por vir.

Quer saber mais sobre como tratar suas varizes de forma exclusiva? Confira aqui.

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.