fbpx

Salto alto pode causar varizes?

Será que o tipo de sapato prejudica a saúde das pernas? Leia e descubra!
Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

Usar salto alto pode causar varizes? Eis uma pergunta que sempre assombrou o universo feminino.

Quando se fala da questão “o que causa varizes?” sempre é bom relembrar que a doença varicosa tem origem genética, ou seja, se o indivíduo tem predisposição a desenvolver a doença, não há salto alto, tênis ou rasteirinha que evite o aparecimento das temidas “veiazinhas”.

No entanto, a circulação venosa tem alguns aliados para manter seu bom funcionamento como, por exemplo, a musculatura da panturrilha. Este músculo é capaz de auxiliar o retorno do sangue venoso das pernas em direção ao coração. E é neste ponto que entra a questão do salto. Com o uso de sapatos extremamente altos, a panturrilha fica contraída o tempo todo, evitando o movimento de flexão e extensão dos pés.

Esta posição das pernas interfere no bom funcionamento das panturrilhas e prejudica o retorno venoso. Portanto, o uso de salto alto em si não causa varizes, mas o uso de saltos muito altos por longos períodos pode sim atrapalhar o retorno venoso, favorecendo o surgimento da doença varicosa em mulheres que possuem tendência hereditária.

Pode comemorar, pois a princípio não precisa aposentar o sapato de salto, afinal de contas este é um acessório que faz toda a diferença no look, não é mesmo? Só fique esperta para não abusar do tempo e nem da frequência do salto e se caso você notar o surgimento de varizes, procure orientação médica.

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.