Usar salto alto pode causar varizes? Eis uma pergunta que sempre assombrou o universo feminino.
Quando se fala da questão “o que causa varizes?” sempre é bom relembrar que a doença varicosa tem origem genética, ou seja, se o indivíduo tem predisposição a desenvolver a doença, não há salto alto, tênis ou rasteirinha que evite o aparecimento das temidas “veiazinhas”.
No entanto, a circulação venosa tem alguns aliados para manter seu bom funcionamento como, por exemplo, a musculatura da panturrilha. Este músculo é capaz de auxiliar o retorno do sangue venoso das pernas em direção ao coração. E é neste ponto que entra a questão do salto. Com o uso de sapatos extremamente altos, a panturrilha fica contraída o tempo todo, evitando o movimento de flexão e extensão dos pés.
Esta posição das pernas interfere no bom funcionamento das panturrilhas e prejudica o retorno venoso. Portanto, o uso de salto alto em si não causa varizes, mas o uso de saltos muito altos por longos períodos pode sim atrapalhar o retorno venoso, favorecendo o surgimento da doença varicosa em mulheres que possuem tendência hereditária.
Pode comemorar, pois a princípio não precisa aposentar o sapato de salto, afinal de contas este é um acessório que faz toda a diferença no look, não é mesmo? Só fique esperta para não abusar do tempo e nem da frequência do salto e se caso você notar o surgimento de varizes, procure orientação médica.