Vacina Covid-19 causa trombose?

Confira nota pública da SBACV/RS sobre o assunto!
Dr. Robert Bobert

Immunologist

A SBACV/RS, como entidade que representa os Angiologistas e Cirurgiões Vasculares (médicos habituados na prevenção, diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda, tromboses arteriais e outros eventos circulatórios), ORIENTA QUE OS IDOSOS SIGAM NORMALMENTE O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO.

Embora tenham sido noticiados na mídia a ocorrência de eventos trombóticos, especificamente com a vacina da Astra-Zeneca, investigações posteriores não sugerem que o risco da ocorrência deste evento tenha aumentado com o uso de vacinas.

Eventos trombóticos têm alta incidência na população em geral (1 a 2 casos por mil habitantes ano), sendo mais comum em idosos e em pessoas com comorbidades, e o pequeno número de casos relatados desde o início das campanhas de vacinação, mesmo com milhões de doses disponibilizadas, não sugerem que haja relação causal. Além disso, nos estudos clínicos realizados para a aprovação das vacinas, que contaram com a participação de milhares de pacientes, não houve uma relação entre a aplicação da vacina e um aumento da incidência de eventos trombóticos.

Embora a infecção pelo SARS-CoV-2 seja uma doença nova, já é estabelecido que está fortemente associada com a ocorrência de fenômenos trombóticos, alguns extremamente graves e potencialmente letais. A melhor maneira de prevenir as complicações do COVID-19, inclusive a trombose, é evitar a doença. A vacinação é uma medida essencial no combate à pandemia, inclusive em indivíduos que
tenham antecedente de trombose ou maior risco de sua ocorrência, e, no momento, seus benefícios parecem ser muito maiores

A SBACV/RS está à disposição da população para atendimento e orientação neste momento difícil para todos. Seus membros estão trabalhando em seus consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias e têm o compromisso de seguir proporcionando atenção qualificada à saúde dos pacientes.

Porto Alegre, 17 de março de 2021

Régis Fernando Angnes Presidente da SBACV-RS