fbpx

Porque surgem varizes na gestação?

Quer entender os motivos que desencadeiam o surgimento de varizes na gravidez? Leia!
Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

A gravidez desencadeia uma série de mudanças no corpo feminino.
Uma das alterações que você poderá observar ao longo da gestação é o surgimento de varizes. Isso porque à medida que o bebe vai se desenvolvendo, ele passa a exercer pressão sobre as veias do abdômen, dificultando o retorno do sangue ao coração.

E é este aumento de pressão, aliada a outros fatores como o aumento dos níveis hormonais de progesterona e do sangue circulando no corpo e o ganho de peso, que contribui para o surgimento das indesejadas varizes durante a gestação. A boa notícia é que cerca de 90 dias após o parto, estas alterações fisiológicas da gestação retornam ao normal e, consequentemente, as varizes tendem a diminuir.

Além disso, se você seguir algumas orientações é possível minimizar ou até mesmo evitar o surgimento das varizes: Faça exercícios físicos como caminhadas ou hidroginástica; Evite permanecer por períodos prolongados na posição em pé ou sentada; Eleve suas pernas por curtos períodos ao longo do dia; Controle o ganho de peso; Use meias elásticas.

Elas irão evitar o acúmulo de sangue nas veias da perna, minimizando o edema e o desconforto. Se mesmo após seguir estas recomendações as varizes persistirem, saiba que é possível tratá-las.

Consulte um especialista para acompanhar sua gestação e tenha pernas lindas e saudáveis!

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.