A gravidez desencadeia uma série de mudanças no corpo feminino.
Uma das alterações que você poderá observar ao longo da gestação é o surgimento de varizes. Isso porque à medida que o bebe vai se desenvolvendo, ele passa a exercer pressão sobre as veias do abdômen, dificultando o retorno do sangue ao coração.
E é este aumento de pressão, aliada a outros fatores como o aumento dos níveis hormonais de progesterona e do sangue circulando no corpo e o ganho de peso, que contribui para o surgimento das indesejadas varizes durante a gestação. A boa notícia é que cerca de 90 dias após o parto, estas alterações fisiológicas da gestação retornam ao normal e, consequentemente, as varizes tendem a diminuir.
Além disso, se você seguir algumas orientações é possível minimizar ou até mesmo evitar o surgimento das varizes: Faça exercícios físicos como caminhadas ou hidroginástica; Evite permanecer por períodos prolongados na posição em pé ou sentada; Eleve suas pernas por curtos períodos ao longo do dia; Controle o ganho de peso; Use meias elásticas.
Elas irão evitar o acúmulo de sangue nas veias da perna, minimizando o edema e o desconforto. Se mesmo após seguir estas recomendações as varizes persistirem, saiba que é possível tratá-las.
Consulte um especialista para acompanhar sua gestação e tenha pernas lindas e saudáveis!