fbpx

É possível evitar as varizes?

Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

Nos dias atuais, a informação circula rapidamente por todos os lados. E no meio dessa enxurrada de notícias, cada vez mais a saúde é assunto de destaque. Neste contexto é comum surgir a pergunta: “Existe algo que possa ser feito para evitar o surgimento de varizes?”.

A verdade é que não existe um cuidado que por si só seja capaz de evitar a doença varicosa, uma vez que ela tem origem na herança genética que recebemos de nossos antepassados. No entanto, alguns hábitos e atitudes podem auxiliar na saúde das pernas, minimizar os danos e diminuir os sintomas.

• Manter o peso adequado: o sobrepeso e a obesidade dificultam o retorno venoso, sobrecarregando o trabalho das veias.

• Uso exagerado de hormônios femininos: é claro que existem situações nas quais não podemos fugir do uso de hormônios, e seus benefícios superam na grande maioria das vezes, suas desvantagens. Mas apesar de grande serventia em muitas situações, os hormônios femininos atuam estimulando a doença varicosa. Não use sem acompanhamento, converse com seu ginecologista e veja qual o melhor tipo para você.

• Evitar permanecer longos períodos em pé: com a vida agitada que se leva, são raros os momentos em que podemos colocar as pernas para cima, mas essa prática alivia bastante a sensação de peso e dor nas pernas, decorrentes de varizes, e que são comuns no final do dia.

• Praticar exercícios regularmente: além de sabermos todos os benefícios que a prática de atividade fí- sica regular pode trazer para nossa vida, uma boa caminhada também ativa a circulação venosa e o fortalecimento das panturrilhas é um ótimo aliado do retorno venoso.

• Realizar tratamento contínuo: surgiu uma nova variz ou aquelas veias fininhas? Não fique esperando a veia aumentar, ou aparecerem mais algumas para então procurar um especialista. Procure tratamento e livre-se logo do desconforto!

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.