Você sabia que possuímos dois corações? No Conversa de Consultório de hoje convido você a saber mais sobre o coração periférico (coração de Barrow) que fica dentro de nossas panturrilhas. Entenda como ele funciona e confira dicas para contribuir com seu desempenho.
O sangue circula por todo o corpo. Quando ele chega aos pés, as veias precisam levá-lo de volta para cima, agindo contra a força da gravidade. Por isso, em seu interior as veias possuem pequenas válvulas que se abrem para cima e fecham para baixo e são comprimidas como esponjas pelos músculos das panturrilhas e pelos pés.
Cada vez que movimentamos os pés estamos bombeando o sangue de volta para o coração do peito, evitando assim o inchaço das pernas e facilitando a circulação sanguínea. Se você trabalha sentado, de tempo em tempo faça movimentos com os pés para cima e para baixo. Isso também serve em caso de viagens longas. Mulheres que usam salto devem realizar exercícios que estimulem a região das panturrilhas em aparelhos como o Leg Press, por exemplo.
A dica é: cuide de seu coração periférico, MOVIMENTE SEUS PÉS! É simples, rápido e os benefí- cios são maravilhosos! Experimente!