fbpx

O que causa as varizes?

Dr. Robert Bobert
Dr. Robert Bobert

Immunologist

A hereditariedade é o fator causal número um da doença varicosa. Se ambos os pais têm varizes, as chances de o filho passar a ter são de 89%. Se um dos pais tem, o percentual é de 49%. E se nenhum dos dois tem, as chances de desenvolver varizes são de 20%. Ou seja, de qualquer forma infelizmente estamos sujeitos a elas.

As mulheres têm quase o dobro de chance de desenvolver varizes devido aos hormônios dos ciclos menstruais, da gravidez e contraceptivos. Em contrapartida, os homens podem ter varizes de maior calibre. O salto alto e a depilação com cera quente não estão envolvidos como causa cientificamente comprovada de varizes e não devem ser considerados fatores desencadeantes.

O aumento de peso e os exercícios de impacto podem piorar a situação de quem já tem tendência, mas também não causam varizes. Quando se fala em “prevenção de varizes”, na verdade estamos falando de “prevenção das complicações das varizes”. É importante ressaltar que tratar as varizes pequenas pode ser uma forma de prevenir as grandes. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje.

Cuide da saúde de suas pernas!

Share this post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os comentários estão desativados.

Sign up for health care tips and news

No paperwork, no hassle. We keep things digital and easy.

Get Virtual Care 24/7​
We offer patients the ability to get treated via their smartphone for a range of conditions.