•  

      É possível evitar as varizes?

      Confira dicas para cuidar da saúde de suas pernas.

      Imagem do blog

      Nos dias atuais, a informação circula rapidamente por todos os lados. E no meio dessa enxurrada de notícias, cada vez mais a saúde é assunto de destaque. Neste contexto é comum surgir a pergunta: “Existe algo que possa ser feito para evitar o surgimento de varizes?”.

      A verdade é que não existe um cuidado que por si só seja capaz de evitar a doença varicosa, uma vez que ela tem origem na herança genética que recebemos de nossos antepassados. No entanto, alguns hábitos e atitudes podem auxiliar na saúde das pernas, minimizar os danos e diminuir os sintomas.

      • Manter o peso adequado: o sobrepeso e a obesidade dificultam o retorno venoso, sobrecarregando o trabalho das veias.

      • Uso exagerado de hormônios femininos: é claro que existem situações nas quais não podemos fugir do uso de hormônios, e seus benefícios superam na grande maioria das vezes, suas desvantagens. Mas apesar de grande serventia em muitas situações, os hormônios femininos atuam estimulando a doença varicosa. Não use sem acompanhamento, converse com seu ginecologista e veja qual o melhor tipo para você. 

      • Evitar permanecer longos períodos em pé: com a vida agitada que se leva, são raros os momentos em que podemos colocar as pernas para cima, mas essa prática alivia bastante a sensação de peso e dor nas pernas, decorrentes de varizes, e que são comuns no final do dia.

      • Praticar exercícios regularmente: além de sabermos todos os benefícios que a prática de atividade fí- sica regular pode trazer para nossa vida, uma boa caminhada também ativa a circulação venosa e o fortalecimento das panturrilhas é um ótimo aliado do retorno venoso.

      • Realizar tratamento contínuo: surgiu uma nova variz ou aquelas veias fininhas? Não fique esperando a veia aumentar, ou aparecerem mais algumas para então procurar um especialista. Procure tratamento e livre-se logo do desconforto! VOLTAR

    localização e contato

    formulário de contato

    Campos obrigatórios *

    Como ficou sabendo da Clínica Albernaz?